1/3

A HISTÓRIA DO BARXARÉU

A história do Barxaréu inicia-se em 1991 quando o então represetante comercial Paulo Meirelles com pouco dinheiro no bolso não teve outro jeito, arrendou a parte da tarde de um botequim conhecido como "Quarto Crescente e Jacaré", situado à Rua Joaquim Tavorá, n. 1150, no bairro da Vila Mariana. O acordo inicial funcionava da seguinte forma, ele e o português da manhã rachavam as contas, mas cada um tinham suas garrafas e seus tira-gostos.

 

Paulinho, logo de cara, caprichou nas porções de gorgonzola, provolone e palmira, passou assar um costela em uma pequena churrasqueira e investiu em cachaças melhores. "Um não podia mexer na prateleira do outro...", simpaticão, bom contador de piadas, rapidamente cativou uma clientela do bairro.

 

Em menos de um ano, comprou o ponto que passou a assumir o nome de Barxaréu, um trocadilho entre as palavras bacharéu e xaréu, barcharéu devido a frequencia assidua de bacharéis em direito e xaréu, por ser um peixe muito consumido no bar na época.

Aos poucos reformou o boteco, revestiu as paredes de madeira e colocou mesinhas na calçada. A divulgação boca a boca dos amigos e a instalação da escolha superior de propaganda e marketing na mesma quadra colaborarão para aumentar a frequência. Os músicos Celso Veáfora e Aquiles, do MPB-4, foram alguns que ajudaram a tornar a esquina conhecida.

 

Sempre a procura de novidades no cardápio, a receita dos maciosos bolinhos de jerigum com carne seca, carro chefe da casa, surgiu a partir de diversas experiências, a massa é feita com abóbora japonesa e só um pouquinho de faria, que foi imitado por muitos bares.

 

Recentemente os socios do famoso bar, promoveram melhorias como o aumento das opções de cervejas, que além da tradicionam Bohemia, trabalha com as cervejas importadas da AMBEV, sempre geladinha no ponto certo e mais novidades nos petiscos, fazendo que a frequência da casa aumente, com novos clientes vindo de diversos pontos da cidade.

O MAIS QUERIDO

DESDE 1991

2020 Todos os direitos reservados para Barxaréu Vila Mariana.